segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mundinho preto-e-branco

É preto-e-branco!

Tudo, simplesmente tudo.
Não sei por que , nem por quem.

Só sei que abro os olhos, e vejo tudo preto-e-branco, me indago:"Poxa, por que é tão preto-e-branco assim?"

Não sei, sinceramente , não sei.
Sucede-se que, um dia, por ironia do destino...
Eu entendi o porquê disso ser assim.
A verdade, meus amigos, não contem para ninguém, mas eu...
Eu moro dentro de um quadro.
Dentro de um quadro!

Isso, um quadro, esquecido por algum pintor que provavelmente tinha mais o que fazer.

Como tinha mais o que fazer, deixou tudo assim, preto-e-branco.
Não sei se o preto seria do grafite dele e o branco da tela..
Ou se ele realmente pintou em preto-e-branco
Pois concluiu que seria mais adequado.

Fato é : nunca soube qual era a paisagem que ele pintou, da qual eu faço parte.
Mas é preto-e-branco. O céu é preto. As flores também. A maioria das coisas é.
O branco só dá uma quebrada para que possamos diferenciar as coisas.
Nunca me importei em viver preto-e-branco, num mundo preto-e-branco.
Não me incomodo em ver esse xadrez desgostoso durante todos os meus dias pretos-e-brancos.
Nem em ver novelas em preto-e-branco
Nem em sonhar em preto-e-branco
Nem em comer em preto-e-branco
Nem em chorar em preto-e- branco.
É um xadrez cotidiano, eu diria...

Só me imcomodo com uma coisa
Só me incomodo em ver alguém passar com todas as tintas do mundo...

Das mais diferentes cores

Das mais bonitas, das mais iluminadas

Das mais perfeitas tintas e combinações, da maior criatividade possível, da maior imposição de quem vai pintar tudo, das cores de grandes artistas, das cores de todos os espectros solares, do vermelho, do verde, do azul, de tudo aquilo junto, de tudo aquilo nesse mundo hostil e tenebroso, em que eu achava tranquilo ser tudo preto-e-branco. Tudo diferente. Diferença. Mudança enorme. Preciso de algo já. Preciso mudar já. Tintas e tintas vem, e eu só no desespero, e eu só querendo mais, mas eu só não consigo...Não, venha, venha, venha. VENHA"
Agora meu mundo vai ser colorido! com jogos de xadrez legais! com flores tendo sentido de ser flores, com o céu não sendo só um rascunho...Com o mundo se tornando mais do que um preto-e-branco uniforme!
Com o mundo virando mundo!
Com sonhos que não são só pretos-e-brancos!
Com graça...
Com sentido!!

Com tudo que eu não sabia que poderia existir, mas quando vi, quando experimentei a sensação de ver cores...

Preto-e-branco viraram amargura, viraram prisão...
Viraram um eterno jogo de xadrez sem peças...

Mas quem estava com as tintas passou reto pelo meu quadro.
Passou reto
passou reto

e eu lá, olhando, decepcionado...
Fui ver minha novela preta-e-branca
Minhas flores pretas no meu futuro caixão.
Meus sonhos sem graça que são imagem da minha vida
Preta-e-branca.

Fiquei decepcionado com tudo isso.
Não pela pessoa com as tintas não me pintar.
Afinal existem milhões de quadros, e eu não possuo excluisividade.

Fiquei decepcionado, porque eu gritei muito, para que ela me olhasse
Mas não fiquei decepcionado por ela não ter ouvido.

Fiquei decepcionado por ser só uma pintura.
E pinturas não falam, ou se falam , ninguém as ouve.
Pinturas são mudas.
Não queria ser uma pintura (ou um rascunho que seja)
Porque, nós não conseguimos de forma alguma escolher as pessoas que nos pintariam...

Sem que elas nos escolham primeiro.

11 comentários:

  1. Essa lição a gente aprende de outro modo no filme, 500 Days of Summer. Nós nos dedicamos a aquele amor, mas nos esquecemos que ele deve ser recíproco.

    ResponderExcluir
  2. Amei Coto, ta perfeito....E essa é uma lição que todos sabemos mas que nem todos conseguem "colocar em pratica".

    ResponderExcluir
  3. taloc, o menino é um escritor nato.

    ResponderExcluir
  4. curti a comparação com 500 days of summer. caralho tana, você escreve muito bem :)

    ResponderExcluir
  5. (quase um chico buarque ahahahha )

    ResponderExcluir
  6. aah thanna ! ficou lindo demais, mt perfeito *-*

    ResponderExcluir
  7. Adorei d verdade Cotss
    muito bom, vc conseguiu levar o texto pra um lado q eu nao estava esperando hehehhee
    nao preciso dizer q sempre axei q vc escreve bem
    e espero q vc venha uzando o caderno q te dei lah na 8ª serie hehhe

    ResponderExcluir
  8. "do vermelho, do verde, do azul, o balcão, o espelho, o estoque, a modelo" Safaaadoooo UAHuhAUH
    ta, agora parei....mais coto, ficou DO CARALHO! sem mais! entendi qual seu proposito coto..ta guardado...vc e unico cara!
    Dennis Darre Moretto

    ResponderExcluir
  9. quem sabe todo mundo se sinta num quadro preto e branco...
    e a frustração com a nossa própria vida e com as nossas limitações que criem essa sensação
    quem sabe as cores nao passem de uma ilusão ..da idealização de uma realidade que não é nossa...porque se no meio da nossa mesmice preta e branca...a gente não cria a esperança de cor...a vida simplesmente vai fica sem graça


    gostei da metáfora tana!
    beijoo Iaraa

    ResponderExcluir
  10. Boa a citação do Bruno. Veja o filme, Cotô! hahaha \o/

    Mas quanto ao texto... muito boa linguagem! Sou sua fã! E acho que a gente tem que parar e pensar que, assim como seu pintor pretendido não quis te pintar, alguém pode ter te botado num cavalete e você simplesmente não se deixou colorir.

    ResponderExcluir