quinta-feira, 11 de março de 2010

Existe é homem humano Pt 1

Existe mesmo é homem humano. Guimarães era um cara deveras inteligente. Um dos meus escritores preferidos. Mas essa frase tem um significado tão extenso quanto profundo. Creio mesmo que existe é homem humano. Essa frase é a final do livro "Grande sertão: Veredas", um livro que é, para mim, o maior romance de todos os tempos, mesmo que não tenha lido ainda todos os grandes clássicos da literatura. Essa frase foi dita por Riobaldo, o protagonista do livro, em sua reflexão existencialista, que acontece durante o romance. Diabo existe? Existe é homem humano. Essa frase é inpressionantemente complexa. Pense um pouco. Não vou entrar no mérito da questão sobre a existência ou não do diabo, mas sim sobre uma coisa que sabemos que existe. Homens. Homens humanos. Seres que atualmente dominam o mundo. Nós. Vivendo em comunidades, países, sociedades, famílias. Buscando diversas formas de organização social. De fazer o mundo funcionar de um modo mais ou menos igualitário e justo. Até ai não tem nada de diferente. O que me chama a atenção e me fez usar esse título para esse texto é justamente o fato de que humanos, feios e bonitos, ricos ou pobres, livres ou escravos, são seres um tanto quanto maus. Um tanto quanto devastadores. Não se precisa de diabo, quando se tem tantos homens fazendo tanto mal. Reflexão de riobaldo, e assino embaixo.

Não ache que estou querendo ser radical ou levar as coisas para um lado poético e utópico. Só concluo nossa tendência para o mal baseado no que vivo e no que vejo. Diria mais, não é apenas maldade. Aliás, maldade talvez seja muito pouco abrangente. Diria então egocentrismo. Ele nos leva a praticar maldades. Vou tentar explicar isso da forma mais simples e lógica possível.

John Locke, um dos clássicos iluministas, nos disse que o ser humano está, além de tudo, buscando a felicidade. Ele continua depois falando sobre o materialismo, e etc. O que devo dizer, é até o ponto que o ser humano está atras de ser feliz. Diria mais, ele está buscando encher seu ego. Satisfazer. Freud é um cara muito bacana, visto que foi uma "autoridade" na psicologia. O pai da psicanálise, e tudo mais. Disse exatamente sobre isso, o ego, id e super-ego, a "trindade" da sua personalidade. Modelo dele foi usado e é usado até hoje. Há porém alguns que discordam. Acham que a pessoa é formada de diversos indivíduos. Diversos pontos de vista. Diversos gostos. Diversas faces. Uma pessoa é um mundo.

Um mundo que tem a sua lei, sua ordem, seus problemas, suas lutas, suas riquezas e seus interesses. Sou muito mais favorável a essa idéia. Creio que temos sim esas 3 "faces" que Freud nos disse, mas que cada uma delas têm diversas divisões. Sim, somos um mundo. Dentro de uma sociedade. Dentro de um país, dentro de um mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário