sexta-feira, 9 de abril de 2010

Discordando

Creio que a gente tem que elogiar sempre. Sempre que merecido.e devemos criticar também, sempre que possível. Odeio uma coisa dentro do povo brasileiro, que é esse sentimentalismo exarcebado.Toda crítica é sempre levada para o lado pessoal, é impressionante. Mas como luto contra isso, eis minha crítica ao senhor Morgan Man.
Eu sei que você é bem explícito em suas falas e admiro isso. Meus amigos e eu gostamos dos seus textos, achando-os bem pouco polidos. Falando mesmo. Mas seu último texto foi um tanto quanto ruim e superficial.
Você fez todo o drama de que o mundo não tem 180 pessoas, que estão mortas e tudo mais. Com certeza. Deve ser também muito difícil para as famílias delas. Agora, por favor, dizer que é culpa do governo não dar moradia decente é demais.
O problema mesmo é a organização espacial presente no Rio de Janeiro. Isso já não é a primeira vez que tras problemas. O Rio tem crescido muito rapidamente, e por ser coberto de morros, diferente de São Paulo, cujas elevações não são tão acentuadas, e a maioria das pessoas moram em lugares não “tão” catacterizados como morros, muitos problemas de aglomeração tem afetado o Rio. Um deles é esse problema da chuva.
A erosão vai derrubando casas atrás de casas, sem piedade. A erosão, se fosse controlada, talvez impediria isso.O problema vai além. As pessoas tem cada vez mais se aglomerado em morros, visto que lá é “barato” de se viver. Mas não há muita coisa que o governo em si possa fazer com essas pessoas. Não arrecadam IPTU,não sabem o número de casas existentes, visto que não tem controle sobre elas e tem que protege-las de olhos quase que vetados.
O governo carioca tem estado em uma luta crescente contra o tempo. Muitas coisas tem afetado a vida da população do rio, além de enchentes e desabamentos. Violência é uma delas. O rio ser o maior alvo para a copa do mundo, em termos de mudanças e construções. Imagina onde vão construir isso, e com que dinheiro... Parece simples, mas não é.
E o rio deu um dos melhores atendimentos de saúde do país para as pessoas desabrigadas. Lutaram mesmo para tirar a maioria de vítimas de enchentes das áreas com riscos. Os albergues tem estado cada vez mais cheios. E o atendimento deles foi, de novo, muito bom. E graças a eficiència, “apenas 180 morreram”. Claro que ainda é muito. Mas não podemos tirar o mérito do governo de lá.
É muito fácil você, como um paulista alienado, falar dos outros estados assim como o mundo se refere ao Brasil. Eis então uma dica para você: Se informar não só sobre seu umbigo, antes de criticar, o que é muito fácil fazer...mas não é fácil fazer direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário